Símbolos das Mandalas Nativo Americanas

3636 1

As Mandalas Nativo Americanas são usadas por pessoas que compreendem as tendências mais profundas do pensamento, da natureza e da vida e  sabem instintivamente que nossos próprios pensamentos podem às vezes mascarar as mensagens mais profundas que vêm de nossos corações.

Suas Mandalas ajudam a observar nossas motivações na vida em relação à escala maior do universo. Os indígenas possuem um respeito profundo e compreendem o movimento do espírito. Sabem que todas as coisas estão conectadas e unidas.  Incorporando a mandala do nativo americano como uma ferramenta, podemos começar a compreender a conexão do universo.

Centrar-se sobre estas mandalas e seu simbolismo permite que nossa mente cesse sua vibração constante e nossos pensamentos comecem a investigar mais profundamente a névoa do pensamento que reside mais perto do reino espiritual. A mandala dá à vibração da mente um ponto de foco, algo a digerir, quando a conexão com o espírito é feita e a claridade do coração e da alma alcançada.

Simbologia Nativo-Americana


Penas

 

A Penas simbolizam a ascensão e a evolução espiritual a um plano mais elevado. Foram usadas pelos ameríndios para simbolizar sua comunicação com o espírito e para expressar sua sabedoria celestial. Nesta cultura, as penas representam o poder dos deuses do trovão, do ar e do vento.

Encontrada no site playbuzz
Encontrada no site playbuzz

Os nativos americanos fazem homenagens ao “Sol Emplumado”, símbolo do cosmos e do centro da existência. Um outro significado do símbolo das penas gira em torno de suas orações, pois usavam roupas de penas enquanto dançavam para a chuva durante os rituais do solstício.

Em outras culturas como a celta, a pena foi usada sob a forma de roupas adornadas usadas em rituais para invocar os deuses do céu e para ganhar o conhecimento do reino celestial.  Os egípcios acreditavam que as penas simbolizavam pureza e Maat, a deusa egípcia de justiça, pesava os corações do recém morto e o comparava ao peso de uma pena para saber da pureza da sua vida enquanto vivo.  No cristianismo, as penas representaram virtudes.

O Filtro dos Sonhos

Mandala by Wecame2remembarth
Mandala by Wecame2remembarth


Contam-se muitas lendas sobre como surgiu-se este artefato. Uma delas é que uma índia mãe não conseguia colocar sua criança para dormir. Então, pediu ajuda à curandeira da tribo, que a entregou um anel de salgueiro com teias de aranha amarradas entre si em seu centro. A curandeira  explicou que a criança sofria de pesadelos e o anel de salgueiro serviria para filtrar os sonhos maus, permitindo que somente os bons sonhos visitem seu sono.

Como uma mandala, o Dreamcatcher tem duas conotações. Uma, sugere que utilizemos o poder de filtração de nossas mentes. Igualmente traz nossa atenção à construção elaborada de nossas vidas e nosso poder de construi-la e a reconstruir enquanto nos ajustamos. Ambos os significados lembram que nossos pensamentos são poderosos, e têm a habilidade de tornar nossas vidas pesadelos ou sonhos incríveis.  Mais sobre Filtro dos Sonhos neste artigo.

Mandala do Sol e Vento

Sleeping Sun Tattoo by Raven.
Sleeping Sun Tattoo by Raven.


Esta mandala representa a energia que dá poder ao Sol combinado com o espírito onipresente do vento. Os dois dão-nos junto uma perspectiva original e íntima dos poderes da natureza. Quando focalizada, podemos considerar como as energias filosóficas do Sol e do vento podem positivamente mudar a estrutura inteira de nossas vidas.

 

O Labirinto


O significado do labirinto é associado com a simbologia da espiral, de que nós podemos seguir nossos passos (metafórico e literal) de volta e do inicio (centro ou núcleo).  Os nativos americanos usaram o labirinto como símbolo que representa o nascimento, o renascimento e/ou a transição de um mundo ao seguinte. É um símbolo utilizado por eras.

Especificamente, como um símbolo dos Hopi (nação nativo americana dos Estados Unidos),  são descritos como uma passagem próxima e transversal ao centro, representando os quatro sentidos cardinais e seus atributos. As espirais que cercam este compasso são simbólicas ao ciclos da criação e das experiências da vida.

Em um nível filosófico, o significado do labirinto é tão complexo quanto o próprio símbolo. Com muitas torções e voltas, não compartilha  seus segredos facilmente.

Está associado a:

* Passagem do tempo
* Crescimento espiritual
* Iluminação
* Conexão à fonte
* Renascimento
* Ressurreição
* Emergência
* Evolução
* Progresso
* Trajeto espiritual
* Iniciação

Pode ser uma ferramenta poderosa para o realce e o desenvolvimento internos. É projetado especificamente com esta finalidade. Ao andar em um labirinto, nossa perspectiva constantemente muda. Nossa visão e corpo físico nunca estão enfrentando a mesma direção por muito tempo. Esta é uma técnica para conhecer nosso interior de dentro para fora.

E ainda, o movimento em espiral  é uma réplica física de nossa tendência espiritual de procurar dentro das grandes verdades uma forma de eterna liberdade.

Tags:

Deixe uma resposta

1 comentário

  1. Caroliny Responder

    Achei demais. muito louco
    nunca vi uma coisa tao linda