Pesquisar

Rosáceas – Vitrais com o Esplendor da Era Gótica

As Rosáceas da Era Gótica exemplificam o esplendor do espírito percebido pelos arquitetos medievais. Entre os maiores desenvolvimentos da mente criativa européia, estes  elaborados trabalhos manuais representam um conceito sagrado da integralidade e do contrapeso.

Normalmente, acredita-se que a origem do trabalho de ilustração no vidro dentro da estruturas religiosas européias data dos anos 800.gothic-rose-window

As amostras reais que sobreviveram são muito raras. Algumas partes encontram-se em abadias francesas e alemãs e foram datadas como dos séculos IX e X.

O berço do desenvolvimento da pintura em vidro foi a região de Ilê na França.  Apareceu primeiramente na igreja de Saint Denis,  sob a administração do abade Suger e em seguida em Paris. Os trabalhos de vidro da catedral de Chartres são altamente reconhecidos  como o exemplo o mais fino da Alta Era Gótica. Muitas das mais de 170 janelas originais permanecem intactas.

Catedral de Chartres

Muitas artes e trabalhos dentro dos edifícios medievais foram refinados durante a Era Romanesca. Os trabalhos no vidro evoluíram quase initerruptamente durante este período de desenvolvimento cultural e espiritual. Na catedral de Augsburg ainda existe os painéis impressionantes dos séculos X e XI.rosaceas

Os Designs das Rosáceas foram uma inovação atrasada.   A colocação do vidro pintado no  período Romanesco era feita dentro das janelas de lanceta elevadas, estreitas ou na clarabóia. O formato vertical dos painéis caiu bem às descrições das figuras. Os assuntos caracterizados eram freqüentemente indivíduos do velho testamento e caracteres particulares da vida de Cristo, profetas e apóstolos.

O trabalho de coloração do vidro tem, pelo menos, 5 mil anos. Amostras foram encontradas na Mesopotâmia e Egito Antigos.  Mosaicos gregos freqüentemente continham elementos de vidro  e os romanos produziram o vidro em folha e o vasos feitos de ar.

As cores das rosáceas francesas são distintas, fortes tons de azul e de vermelho. Os vidros alemães e ingleses em comparação exibem um espectro de tons mais claros, tendendo para o amarelo, o verde e azul claro.

Mathias Church - Budapeste
Mathias Church – Budapeste

A vibração de uma janela original da idade gótica é a característica que a diferencia do trabalho de vidro de uma era mais atrasada. Antes do meio do século XVI, as janelas eram ilustradas com partes de vidro de uma só cor. A semelhança dos desenhos com a realidade foi conseguida com as combinações manuais de matizes.  A partir do Renascimento, muitas das formas artísticas medievais foram abandonadas ou substituídas. As várias técnicas de pintura no vidro substituíram os trabalhos mais velhos e praticamente apenas ele foi  verdadeiramente usado nos seguintes séculos.

Texto Original por Ralph Waldo Emerson.

Tradução: Luiza Senna

7 Comentários

  • https://WWW.Waste-Ndc.pro/community/profile/tressa79906983/

    I’m not sure where you are getting your information, but good topic.
    I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for fantastic information I was looking foor this information for my mission. https://WWW.Waste-Ndc.pro/community/profile/tressa79906983/

  • eder

    Com certeza pelo formato parecido!! Mas buscava um pouco mais de informação da rosácea como por exemplo de Notre Dame que tem Deus ou Jesus como centro e varios detalhes até ele…

  • eder

    concordo, pouca informação do pq de rosaceas com relação as mandalas!!!

    @Luiza: Eder, você está um pouco certo. Estou escrevendo um novo artigo explicando melhor a relação das rosáceas e das Mandalas, mas veja que, por ter quase sempre um formato de rosa, que tem suas pétalas formadas em padrão e muitas possuem a forma circular, já pela definição de Mandalas, podemos notar a grande semelhança em ambas. Abraços!

  • Marcia

    Simplemente magnífico trabalho!!!

  • CECILIA

    MARAVILHOSAS AS MANDALAS….ESTA DE PARABÉNS,,AMEI TODAS,,,,SUCESSO…MUITA PAZ

  • larissa

    gostei muito pena que não explique nada

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

Artigos Recentes

Categorias

ARTE, ARTESANATO E AUTOCONHECIMENTO.

© 2024 Todos os Direitos Reservados