Pesquisar

Significado da combinação das cores em Mandalas

Na análise das junções das cores, sempre se deverá avaliar o que está acontecendo com a pessoa no momento em que fez sua mandala, com relação ao que acontece no seu dia-a-dia, porque a cor revela o nosso “eu” interior.  Anie e Lilla Beck em sua pesquisa sobre a associação das cores chegaram a concluir o seguinte:

27-luiza-senna

Um conjunto de cores caracteriza um traço de personalidade, porque as cores estão ligadas às emoções. Cada pessoa possui muitas facetas a serem analisadas e trabalhadas, portanto, cada associação de cor diferente representa uma faceta a ser observada.

Vermelho e suas associações

Na cor vermelha, existem inúmeros matizes que vão do tom rosa escuro ao vermelho bem forte. Por exemplo, o rosa escuro pode significar um amor intenso pela humanidade.

tantra-sri-yantraO vermelho intenso indica uma sensibilidade exacerbada. Por exemplo: pessoa dominada por paixões e emoções fortes, com total incapacidade de dominar a psique. O vermelho associado ao laranja pode indicar algo ligado à sexualidade. Devem-se sempre analisar seus matizes.

Se o vermelho forte estiver associado ao amarelo, poderá indicar irritação. Sempre se avalia com o significado emocional da cor que está próxima. O amarelo está associado com as habilidades da mente.

O vermelho associado ao verde pode significar um imenso amor emocional, ou profundamente ferido. O vermelho assemelha-se a sangue. O verde está ligado ao amor, ao amor ferido ou à paixão. Sempre se analisa, com a pessoa, o que está se comunicando em todas as áreas de sua vida.

Quando o vermelho for associado ao azul anil, deve-se observar algo com distúrbio mental, principalmente quando aparecer em índice elevado.  Deve-se aprofundar mais nas características de personalidade, observar as funções do ego e como a pessoa está adaptada ao meio ambiente.

O vermelho associado ao preto indica ausência de segurança básica, baixa autoestima, indicador de medos. O laranja mais associado ao verde representa aquelas pessoas que são mais adaptadas e calmas, que controlam seus impulsos e a sensibilidade, levam a vida de maneira mais harmoniosa e constante.

Amarelo e suas associações

14-luiza-senna

O amarelo associado ao vermelho indica como o corpo logo se entedia e exige novos estímulos, nada dura muito, introversão. Também está associado à autoconfiança, à sociabilidade e à comunicação.28-luiza-senna

O amarelo associado ao laranja indica que as pessoas estão voltadas para si, colocam a si mesmas ou carreiras na frente dos filhos e cônjuge. O amarelo associado ao verde é sinal de que a pessoa está tentando controlar as emoções do coração com o intelecto. São pessoas as quais seus objetivos não levam o coração em consideração.

O amarelo associado ao azul claro indica que a pessoa possui inteligência, mas precisa comprovar isso constantemente, pois tem a necessidade de aprovação. O amarelo associado ao anil representa pessoas frias e analíticas. São pessoas imparciais.

O amarelo associado ao marrom (ocre) significa que a sociabilidade, assim como a comunicação, estão presas, contidas, ensimesmadas. A pessoa está presa dentro de si.

Verde e suas associações

30-luiza-senna

O verde associado ao vermelho no centro de reprodução significa que o coração governa a vida sexual. Não é a variedade de atividade que importa e, sim, a quantidade de amor dada no momento do contato. Significa o relacionamento com profundo amor.

O verde associado ao laranja  representa pessoas sensíveis. O verde associado ao amarelo indica o quanto uma pessoa expressa sentimentos de calor humano e generosidade, amor aos outros.

O verde associado ao azul claro significa pessoas bondosas. São aquelas que não sabem dizer não quando é necessário. Se houver excesso de verde, elas correm o risco de serem usadas pelos outros.

O verde associado ao azul anil são pessoas que a bondade sobrepuja a pessoa.

O Azul claro e suas associações

 

O azul claro associado jennmcwhorterao vermelho indica uma postura um tanto frio e calculista perante aos relacionamentos afetivos. O azul claro associado ao laranja indica uma certa frieza afetiva. O azul claro associado ao amarelo indica unidade entre os aspectos  femininos e masculinos, integrando o self.

O azul claro associado ao verde indica pessoas que não conseguem responder ao amor e evita novos relacionamentos. O azul claro associado ao azul anil mostram habilidades dos curadores, que usam a voz para cura, hipnoterapeutas.

O azul anil e suas associações:  o azul anil associado ao vermelho raramente acontece e, quando aparece, a pessoa está usando a energia sexual para cognição. O azul anil associado ao amarelo indica uma pessoa fria e imparcial, sem envolvimento emocional e mental. O azul anil associado ao verde representa pessoas calmas, e suas habilidades amorosas fluem naturalmente de si. O azul anil associado ao azul claro indica pessoas curadoras e espiritualizadas.

11-luiza-sennaO violeta associado às outras cores simboliza espiritualidade, artes e beleza. Representa qualidades artísticas em nossa personalidade. É a cor eu transmuta as energias mais densas em energias sutis. O violeta associado ao rosa indica espiritualidade em equilíbrio, pureza afetiva.

Cinza e suas associações

O cinza associado ao preto representa o tudo com o nada – negação. O cinza associado ao laranja indica negação do prazer. O cinza associado ao azul significa negação da intuição, espiritualidade e criatividade. O cinza associado ao amarelo representa negação da comunicação, relação e sociabilidade. O cinza associado ao verde claro indica negação da sensbilidade.

Rosa e suas associações

27-luiza-senna

É a única cor que não possui aspecto negativo. Simboliza o amor incondicional, doação, compaixão e bondade. A cor rosa acalma. O rosa associado ao amarelo representa pessoas expansivas e amorosas. O centro da mandala rosa indica estar em contato com sua essência. O  rosa é a cor que une e funde, é a cor da união.

O rosa na mandala significa que a pessoa está em harmonia e integração com os aspectos mais sutis em níveis energéticos. A cor rosa simboliza o sopro divino. As crianças irradiam a cor rosa, a cor espiritual da inocência.

Texto extraído do livro Mandala – O uso na Arteterapia de Maida Santa Catarina.

Mandalas por Luiza Senna.

23 Comentários

  • Jamesinent

    paxlovid covid: paxlovid pharmacy – paxlovid cost without insurance

  • Jamesinent

    paxlovid india: paxlovid price – Paxlovid over the counter

  • MichaelUnupt

    cheapest online pharmacy india: best india pharmacy – india pharmacy mail order

  • DavidepimI

    buy medicines online in india: best india pharmacy – online pharmacy india

  • DavidepimI

    cheapest online pharmacy india: mail order pharmacy india – cheapest online pharmacy india

  • DavidepimI

    canada ed drugs: canadian pharmacy 365 – legitimate canadian pharmacies

  • DavidepimI

    reputable indian online pharmacy: best india pharmacy – online shopping pharmacy india

  • Charlesbuh

    mexican rx online mexican pharmacy pharmacies in mexico that ship to usa

  • MichaelDop

    buying from online mexican pharmacy
    http://cmqpharma.com/# buying prescription drugs in mexico online
    best online pharmacies in mexico

  • * * * Apple iPhone 15 Free * * * hs=196bed7bac91e87f95c862c449cd5ea7*

    r97di1

  • Muito bom. Mas eu queria saber oq significa uma mandala branca e preta q eu colori.

  • Rosângela

    Adorei!!!!ampliou muito meus conhecimentos! parabéns!

  • Mayara Sousa

    Noossaa!
    lindas mesmoos..
    Ameeii minha psicolooga…
    Pediiu pra miim desenhar um pra ella veer!!
    e analiisarr!!
    aii aii…q medo!!
    bjusss

  • eliene lima da silva

    eu amei tudo que li eu gostaria que me ajudasse a fazer uma mandala com pedra pois elas tem muito
    poder e vibraçoes boas, e fazendo no espelho é melhor. beijjjjjjjjj

  • Milca

    Parabens, amei vcs são otimos.

  • Oi amiga , adorei tuas mandalas, eu tb faço, gostaria de mais idéias para fazer essa arte maravilhosa, se puder me ajudar desde já agradeço

  • Naura

    Simplesmente maravilhoso trabalho, também sou apaixonada por mandalas,estou tentando fazer algumas em CD mas só com riscos pois desenhar não da certo comigo é uma frustação que tenho.
    Mais uma vez parabéns.
    Naura

  • Olá Luiza,seu artigo sobre as associações de cores está muito bom.Republiquei este seu post no meu blog,com os devidos créditos a vc e a fonte que se baseou.Acho que os leitores do meu blog vão adorar.Coloquei também o link para que possam passar por aqui também.Você tem muita coisa interessante para se ler.
    Abraços,Eloisa

  • Claudete Gomes da Silva

    Ola… Comecei a pintar mandala, eu gostaria de saber estou borando muito o interno da mandala e vivo tentando acertar a cor de dentro da mandala, ja que pelo lado de fora acho perfeito, tem algum significado. Agradeço pois adorei ler essas materias. Obrigado por esse trabalho e lindo…

  • william verissimo

    UM FORMATO QUE TOCA A SENSIBILIDADE DO SER HUMANO DEIXANDO
    O MOMENTO SE MATERIALIZAR EM DIVERSIFICAÇÕES, POR ISSO CORES
    SE TORNAM ATOS…AMOOOOOOOOOOO

  • gleiciele nunes santos

    achei o maior chato………..

  • Isabella Nunes

    Amei esse mundo das mandalas!!! Já adoro a Psico Analítica… ainda mais agora ao ver tanta beleza =)

  • Patricia Mara

    Amei ajudou sim, obrigada!

    Vou fazer sim todos os dias !

    E vou procurar saber mais sobre as Mandalas seus benefícios e também vou procurar observar mais o meu comportamento, assim que tiver uma resposta mais positiva retorno mostrando o resultado.

    Paz e bem!

    Obrigada de coração!

  • Patricia Mara

    Boa tarde, estou com duvida!
    Se alguém puder me ajudar!
    É necessário pintar a mandala com cores específicas?
    Estou com uma mandala em mãos para ver se consigo pintar mas comecei com vermelho e azul escuro, fui para o marrom e laranja, voltei para o vermelho e o azul, será que tem algum significado isso.
    Tenho passado por algumas tribulações, e gostaria de saber se tem haver com o momento que estou passando.
    Achei interessante também que prestando atenção ao pintar percebi que estou tensa demais, a mão dói pra pintar é incrivel mexe tanto assim com o nosso interior ?

    Ou estou fantasiando demais.

    Obrigada pela oportunidade,

    Paz e bem!

    Bjs a todos.

    @Luiza: Patrícia, Boa Noite. Pode-se considerar do ponto de vista terapêutico que existem dois tipos de mandalas: as racionais e as espontâneas. No caso, você está criando Mandalas espontâneas a partir da vontade e do sentimento do momento. Você percebe que é possível observar no desenho o seu estado de espírito, bem como a arteterapia se tornar pra você um instrumento de conhecimento de si mesma. Sim, isso mexe com tudo o que está guardado por dentro, mas apesar de começar a partir de um turbilhão de emoções, você verá que com o tempo as cores se tornarão mais harmoniosas e os problemas se dissiparaão, já que a intensidade e gravidade deles são definidas pela nossa mente e não pelo problema em si. A resolução de questões sempre está nas entrelinhas de como você lida com elas.

    Uma terapia com Mandalas que posso recomendar a Você é de todos os dias, durante 15 dias, reserve um tempo de meia hora (de preferência no mesmo horário) para fazer uma Mandala. É interessante não racionalizar muito sobre as formas e as cores, deixando fluir e surgir o desenho. Você poderá analisar no final da segunda semana um breve desenrolar das situações a partir dos seus desenhos.

    Espero ter ajudado.
    Muita paz e sucesso pra Você!

  • e maravilhosa esta pesquisa com o significado das cores faço mandalas e hoje dei uma para meu medico sou formada em artes plasticas e estou com probles a dois anos e maravilhoso descobrir porque voce as faz

  • Glenda de Souza da Rocha

    As cores realmente estão interligadas com as noças emoções elas são lindas d +!!!!!!!!!!

  • as cores interligadas se tornam uma beleza para os olhos de quem esta as admirando
    realmente são lindas.

  • que maravilha as cores,as mesmas juntas se tornam praticamente um arco-íris.
    lindas de verdade.

  • sonia regina mattos de andrade

    QUE M.A.R.A.V.I.L.H.A.! UM COLÍRIO P/A OS OLHOS E UM DOCE CARINHO NA ALMA E NO CORAÇÃO! FIQUEI EMOCIONADA ,COM TANTA BELEZA! …QUE ESSA HARMONIA SE INSTALE NO MEU DIA A DIA,E EM MEU LAR.LINNNNNNNNNNNNNNNNNNDÍSSIMAS

  • Telma Lucia Carlan

    Adorei, realmente as cores estão interligadas com as nossas emoções. O artigo é bastante informativo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

Artigos Recentes

Categorias

ARTE, ARTESANATO E AUTOCONHECIMENTO.

© 2024 Todos os Direitos Reservados