Significado da combinação das cores na pintura de Mandalas

6066 21

Na análise das junções das cores, sempre se deverá avaliar o que está acontecendo com a pessoa no momento em que fez sua mandala, com relação ao que acontece no seu dia-a-dia, porque a cor revela o nosso “eu” interior.  Anie e Lilla Beck em sua pesquisa sobre a associação das cores chegaram a concluir o seguinte:

27-luiza-senna

Um conjunto de cores caracteriza um traço de personalidade, porque as cores estão ligadas às emoções. Cada pessoa possui muitas facetas a serem analisadas e trabalhadas, portanto, cada associação de cor diferente representa uma faceta a ser observada.

Vermelho e suas associações

Na cor vermelha, existem inúmeros matizes que vão do tom rosa escuro ao vermelho bem forte. Por exemplo, o rosa escuro pode significar um amor intenso pela humanidade.

tantra-sri-yantraO vermelho intenso indica uma sensibilidade exacerbada. Por exemplo: pessoa dominada por paixões e emoções fortes, com total incapacidade de dominar a psique. O vermelho associado ao laranja pode indicar algo ligado à sexualidade. Devem-se sempre analisar seus matizes.

Se o vermelho forte estiver associado ao amarelo, poderá indicar irritação. Sempre se avalia com o significado emocional da cor que está próxima. O amarelo está associado com as habilidades da mente.

O vermelho associado ao verde pode significar um imenso amor emocional, ou profundamente ferido. O vermelho assemelha-se a sangue. O verde está ligado ao amor, ao amor ferido ou à paixão. Sempre se analisa, com a pessoa, o que está se comunicando em todas as áreas de sua vida.

Quando o vermelho for associado ao azul anil, deve-se observar algo com distúrbio mental, principalmente quando aparecer em índice elevado.  Deve-se aprofundar mais nas características de personalidade, observar as funções do ego e como a pessoa está adaptada ao meio ambiente.

O vermelho associado ao preto indica ausência de segurança básica, baixa autoestima, indicador de medos. O laranja mais associado ao verde representa aquelas pessoas que são mais adaptadas e calmas, que controlam seus impulsos e a sensibilidade, levam a vida de maneira mais harmoniosa e constante.

Amarelo e suas associações

14-luiza-senna

O amarelo associado ao vermelho indica como o corpo logo se entedia e exige novos estímulos, nada dura muito, introversão. Também está associado à autoconfiança, à sociabilidade e à comunicação.28-luiza-senna

O amarelo associado ao laranja indica que as pessoas estão voltadas para si, colocam a si mesmas ou carreiras na frente dos filhos e cônjuge. O amarelo associado ao verde é sinal de que a pessoa está tentando controlar as emoções do coração com o intelecto. São pessoas as quais seus objetivos não levam o coração em consideração.

O amarelo associado ao azul claro indica que a pessoa possui inteligência, mas precisa comprovar isso constantemente, pois tem a necessidade de aprovação. O amarelo associado ao anil representa pessoas frias e analíticas. São pessoas imparciais.

O amarelo associado ao marrom (ocre) significa que a sociabilidade, assim como a comunicação, estão presas, contidas, ensimesmadas. A pessoa está presa dentro de si.

Verde e suas associações

30-luiza-senna

O verde associado ao vermelho no centro de reprodução significa que o coração governa a vida sexual. Não é a variedade de atividade que importa e, sim, a quantidade de amor dada no momento do contato. Significa o relacionamento com profundo amor.

O verde associado ao laranja  representa pessoas sensíveis. O verde associado ao amarelo indica o quanto uma pessoa expressa sentimentos de calor humano e generosidade, amor aos outros.

O verde associado ao azul claro significa pessoas bondosas. São aquelas que não sabem dizer não quando é necessário. Se houver excesso de verde, elas correm o risco de serem usadas pelos outros.

O verde associado ao azul anil são pessoas que a bondade sobrepuja a pessoa.

O Azul claro e suas associações

 

O azul claro associado jennmcwhorterao vermelho indica uma postura um tanto frio e calculista perante aos relacionamentos afetivos. O azul claro associado ao laranja indica uma certa frieza afetiva. O azul claro associado ao amarelo indica unidade entre os aspectos  femininos e masculinos, integrando o self.

O azul claro associado ao verde indica pessoas que não conseguem responder ao amor e evita novos relacionamentos. O azul claro associado ao azul anil mostram habilidades dos curadores, que usam a voz para cura, hipnoterapeutas.

O azul anil e suas associações:  o azul anil associado ao vermelho raramente acontece e, quando aparece, a pessoa está usando a energia sexual para cognição. O azul anil associado ao amarelo indica uma pessoa fria e imparcial, sem envolvimento emocional e mental. O azul anil associado ao verde representa pessoas calmas, e suas habilidades amorosas fluem naturalmente de si. O azul anil associado ao azul claro indica pessoas curadoras e espiritualizadas.

11-luiza-sennaO violeta associado às outras cores simboliza espiritualidade, artes e beleza. Representa qualidades artísticas em nossa personalidade. É a cor eu transmuta as energias mais densas em energias sutis. O violeta associado ao rosa indica espiritualidade em equilíbrio, pureza afetiva.

Cinza e suas associações

O cinza associado ao preto representa o tudo com o nada – negação. O cinza associado ao laranja indica negação do prazer. O cinza associado ao azul significa negação da intuição, espiritualidade e criatividade. O cinza associado ao amarelo representa negação da comunicação, relação e sociabilidade. O cinza associado ao verde claro indica negação da sensbilidade.

Rosa e suas associações

27-luiza-senna

É a única cor que não possui aspecto negativo. Simboliza o amor incondicional, doação, compaixão e bondade. A cor rosa acalma. O rosa associado ao amarelo representa pessoas expansivas e amorosas. O centro da mandala rosa indica estar em contato com sua essência. O  rosa é a cor que une e funde, é a cor da união.

O rosa na mandala significa que a pessoa está em harmonia e integração com os aspectos mais sutis em níveis energéticos. A cor rosa simboliza o sopro divino. As crianças irradiam a cor rosa, a cor espiritual da inocência.

Texto extraído do livro Mandala – O uso na Arteterapia de Maida Santa Catarina.

Mandalas por Luiza Senna.

Tags:

Deixe uma resposta

21 comentários

  1. Telma Lucia Carlan Responder

    Adorei, realmente as cores estão interligadas com as nossas emoções. O artigo é bastante informativo.

  2. sonia regina mattos de andrade Responder

    QUE M.A.R.A.V.I.L.H.A.! UM COLÍRIO P/A OS OLHOS E UM DOCE CARINHO NA ALMA E NO CORAÇÃO! FIQUEI EMOCIONADA ,COM TANTA BELEZA! …QUE ESSA HARMONIA SE INSTALE NO MEU DIA A DIA,E EM MEU LAR.LINNNNNNNNNNNNNNNNNNDÍSSIMAS

  3. Adryanna valério Responder

    que maravilha as cores,as mesmas juntas se tornam praticamente um arco-íris.
    lindas de verdade.

  4. Regiane Ribeiro Responder

    as cores interligadas se tornam uma beleza para os olhos de quem esta as admirando
    realmente são lindas.

  5. Adryanna Gomes Responder

    Realmente estas mandalas encantam qualquer um
    estão lindas

  6. Glenda de Souza da Rocha Responder

    realmente e incrivel!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Glenda de Souza da Rocha Responder

    As cores realmente estão interligadas com as noças emoções elas são lindas d +!!!!!!!!!!

  8. elizabeth eliana espindola Responder

    e maravilhosa esta pesquisa com o significado das cores faço mandalas e hoje dei uma para meu medico sou formada em artes plasticas e estou com probles a dois anos e maravilhoso descobrir porque voce as faz

  9. Patricia Mara Responder

    Boa tarde, estou com duvida!
    Se alguém puder me ajudar!
    É necessário pintar a mandala com cores específicas?
    Estou com uma mandala em mãos para ver se consigo pintar mas comecei com vermelho e azul escuro, fui para o marrom e laranja, voltei para o vermelho e o azul, será que tem algum significado isso.
    Tenho passado por algumas tribulações, e gostaria de saber se tem haver com o momento que estou passando.
    Achei interessante também que prestando atenção ao pintar percebi que estou tensa demais, a mão dói pra pintar é incrivel mexe tanto assim com o nosso interior ?

    Ou estou fantasiando demais.

    Obrigada pela oportunidade,

    Paz e bem!

    Bjs a todos.

    @Luiza: Patrícia, Boa Noite. Pode-se considerar do ponto de vista terapêutico que existem dois tipos de mandalas: as racionais e as espontâneas. No caso, você está criando Mandalas espontâneas a partir da vontade e do sentimento do momento. Você percebe que é possível observar no desenho o seu estado de espírito, bem como a arteterapia se tornar pra você um instrumento de conhecimento de si mesma. Sim, isso mexe com tudo o que está guardado por dentro, mas apesar de começar a partir de um turbilhão de emoções, você verá que com o tempo as cores se tornarão mais harmoniosas e os problemas se dissiparaão, já que a intensidade e gravidade deles são definidas pela nossa mente e não pelo problema em si. A resolução de questões sempre está nas entrelinhas de como você lida com elas.

    Uma terapia com Mandalas que posso recomendar a Você é de todos os dias, durante 15 dias, reserve um tempo de meia hora (de preferência no mesmo horário) para fazer uma Mandala. É interessante não racionalizar muito sobre as formas e as cores, deixando fluir e surgir o desenho. Você poderá analisar no final da segunda semana um breve desenrolar das situações a partir dos seus desenhos.

    Espero ter ajudado.
    Muita paz e sucesso pra Você!

  10. Patricia Mara Responder

    Amei ajudou sim, obrigada!

    Vou fazer sim todos os dias !

    E vou procurar saber mais sobre as Mandalas seus benefícios e também vou procurar observar mais o meu comportamento, assim que tiver uma resposta mais positiva retorno mostrando o resultado.

    Paz e bem!

    Obrigada de coração!

  11. Isabella Nunes Responder

    Amei esse mundo das mandalas!!! Já adoro a Psico Analítica… ainda mais agora ao ver tanta beleza =)

  12. gleiciele nunes santos Responder

    achei o maior chato………..

  13. luisiane carvalho dos santos Responder

    realmente é uma coisa incrivel
    amei d+++++++++

  14. william verissimo Responder

    UM FORMATO QUE TOCA A SENSIBILIDADE DO SER HUMANO DEIXANDO
    O MOMENTO SE MATERIALIZAR EM DIVERSIFICAÇÕES, POR ISSO CORES
    SE TORNAM ATOS…AMOOOOOOOOOOO

  15. Claudete Gomes da Silva Responder

    Ola… Comecei a pintar mandala, eu gostaria de saber estou borando muito o interno da mandala e vivo tentando acertar a cor de dentro da mandala, ja que pelo lado de fora acho perfeito, tem algum significado. Agradeço pois adorei ler essas materias. Obrigado por esse trabalho e lindo…

  16. Eloisa F.Fasulo Responder

    Olá Luiza,seu artigo sobre as associações de cores está muito bom.Republiquei este seu post no meu blog,com os devidos créditos a vc e a fonte que se baseou.Acho que os leitores do meu blog vão adorar.Coloquei também o link para que possam passar por aqui também.Você tem muita coisa interessante para se ler.
    Abraços,Eloisa

  17. Naura Responder

    Simplesmente maravilhoso trabalho, também sou apaixonada por mandalas,estou tentando fazer algumas em CD mas só com riscos pois desenhar não da certo comigo é uma frustação que tenho.
    Mais uma vez parabéns.
    Naura

  18. Maria Cleiva Rodrigues Molon Responder

    Oi amiga , adorei tuas mandalas, eu tb faço, gostaria de mais idéias para fazer essa arte maravilhosa, se puder me ajudar desde já agradeço

  19. Milca Responder

    Parabens, amei vcs são otimos.

  20. eliene lima da silva Responder

    eu amei tudo que li eu gostaria que me ajudasse a fazer uma mandala com pedra pois elas tem muito
    poder e vibraçoes boas, e fazendo no espelho é melhor. beijjjjjjjjj

  21. Mayara Sousa Responder

    Noossaa!
    lindas mesmoos..
    Ameeii minha psicolooga…
    Pediiu pra miim desenhar um pra ella veer!!
    e analiisarr!!
    aii aii…q medo!!
    bjusss