Criando Mandalas em CD – Reciclando Consciência

10482 30

Numa época em que é preciso controlar a geração de lixo, criar Mandalas em CD é reciclar a si e ao ambiente ao seu redor de forma simples e original. 

Você já deve ter possuído ou visto um computador daqueles com 2 Gb de HD que carregavam o Windows 3.11 e não seria possível abrir um site como este. Bem… nem todos, já que isso era uma febre nos meus áureos 7 sucata-computadoresanos de idade e a tecnologia ainda não atingia a todos. Pois bem. Hoje em dia, não se vê por aí coisas assim, mas super máquinas com processador quádruplo e 1.000 Gb de espaço físico. Daqui a um tempo, quando estas também se tornarem obsoletas, onde você acha que elas serão guardadas? Reuso? Quase nada, acredite. A globalização permite o consumo sem limites de equipamentos, bem como a tecnologia avança trazendo novos celulares, câmeras, computadores, recursos e afins. Mas até que ponto a reutilização desses insumos é feita?

lixaoEm até mesmo uma comida comprada em um supermercado há uma grande quantidade de lixo a ser criada. Começando no processo de industrialização até a chegada ao consumidor final, que inclui sacola plástica e cupom fiscal.

E por falar em sacola plástica, este material é um dos grandes vilões dos problemas com poluição. Para se ter uma idéia, 1 tonelada de plástico demora de 200 a 450 anos para se decompor. Equivale a dizer que jogar um pedaço de plástico no chão é o mesmo que deixar um presente (de grego) para o seu tataraneto. Isso no caso de ele chegar a nascer, claro. Do jeito que as coisas vão é possível que a humanidade não viva tanto assim.

Procurando um exemplo próximo, nada mais simples do que a cidade de São Paulo, onde em média, cada pessoa produz diariamente entre 800 g a 1 kg de lixo diariamente totalizando 15.000 toneladas de dejetos, o que corresponde a 3.750 caminhões carregados diariamente. Em um ano esses caminhões enfileirados cobririam o trajeto entre a cidade de São Paulo e Nova Iorque, ida e volta.

Mandala-em-CD5

Mandalas em CD Reciclados

 

Consciência. É necessário tê-la. Resposta simples e direta. É preciso pensar no que você joga por aí,  no lixo que você não separa antes de mandar aos lixeiros. É preciso reaproveitar o máximo possível disso. Mas, mais problemático ainda é ser necessário observar o lixo que você adquire, junto com a comida, roupas e objetos.

Consciência e Arte aliadas

Mandala-em-CDIJá havia falado sobre a Virginia Fleck, Artista Plástica que faz Mandalas maravilhosas a partir de sacolas plásticas utilizadas. Hoje venho com as Mandalas em CD.

Para quem já gosta de artesanato é mais uma opção maravilhosa para reciclar a mente e o meio em que se vive. Para quem ainda não pratica, com certeza será uma grande surpresa. Pode-se aliar nesta prática a meditação com Mandalas e a criação de objetos de arte, transformando a Mandala em CD em uma prática duplamente consciente. Sem falar que é uma ótima opção para presentes.

Mandala-em-CD8

Você pode fazer furos usando uma furadeira em duas extremidades do CD e colocar penduricalhos. De preferência sementes, por terem um tempo de decomposição bem menor do que, por exemplo, miçangas de plástico. Nas fotos deste artigo usei sementes de açaí.

Alguns tipos de CDs e todos os DVDs são feitos de duas camadas acrílicas. Introduzindo uma tesoura ou objeto pontiagudo no miolo do DVD é possível separar os pedaços. São de uma espessura maleável e podem, inclusive, ser recortados para especializar a arte que você quer fazer como estrelas, flores, corações, etc.

Mandala-em-CD6

Utilizado desta forma também é ótimo para desenho de falsos vitrais, como se fosse uma Mandala em vidro. Para isso, você deve usar um molde, tinta dimensional e o verniz vitral. Em breve montarei um tutorial mais detalhado de como pintá-las no vidro e acrílico.

Bem, no mais, resta apenas deixar a criatividade tomar conta. As opções de pintura em CD são ilimitadas. Além do Verniz vitral, você pode usar uma infinidade de tintas, como a PVA e acrílica. O Resultado com tinta óleo não fica muito bom por faltar brilho à peça final, mas pode ser resolvido caso o desenho seja coberto com verniz vitral transparente.

Tinta Dimensional, também conhecida como Tinta Relevo:

Verniz Vitral:

Tags: