Yin e Yang, a Dualidade da Energia

1889 3

 

poza23-7A Filosofia tântrica diz que não há nada mais fundamental em todo o universo do que os dois tipos de energia: YIN(-) e YANG(+). O conjunto Universal manifesto está sujeito às duas forças opostas, mas complementares, lunar e solar, a força centrífuga e da força centrípeta, o feminino e o masculino.
A força fundamental do YNG é centrífuga, (-), tem uma tendência expansiva, é a fonte de tranqüilidade, calma, frio e escuridão. A força fundamental do YANG é centrípeta, tem uma tendência contrativa, é a força do som, dinamismo, calor e luz.

Yin (-) e Yang (+) às vezes resultam da  outra:

poza23-1– O frio das regiões geográficas, que são principalmente YIN (-), geram as condições de YANG das plantas e animais, da mesma forma,  as plantas e os animais que existem na predominante YANG (+) (regiões quentes), são YIN (-).
– O óvulo, que é produzido pelos órgãos sexuais femininos (YIN, (-)), é YANG (+), enquanto que o esperma, o que é produzido pelos órgãos sexuais masculinos (Yang, (+)), é YIN (-).

 

poza23-6O ser humano tem acesso quase instantaneamente à essencial profundidade da Criação através dos meios de utilizar as duas noções fundamentais de YIN (-) e Yang (+) como base quando observando o mundo. O Universo inteiro se torna mais elevado para quem conhece as noções de YIN (-) e Yang (+) e podem equilibrá-los permanentemente, mantendo um estado de harmonia em sua manifestação.

Em seguida, tentamos descrever como estão presentes as energias YIN(-) e YANG(+) presentes nos diversos campos e esferas de manisfestação.

poza23-8

YIN

YANG

Tendência

Extensão, dilatação

Contração

Orientação

Centrífuga

Centrípeta

Posição

Exterior

Interior

Estrutura

Espaço

Tempo

Direção

Descendo

Subindo

Cor

Violeta, Malva

Vermelho

Temperatura

Frio

Quente

Peso

Leve

Pesado

YIN

YANG

Elemento

Água

Fogo

Átomo

Elétrons

Prótons

Elemento Químico

Potássio Cálcio, Oxigênio, Azoth, enxofre, fósforo, silicone, ferro, Strontium, ligação, Alumínio, Cobalto, molibdênio, lata, prata, cloro

Sódio, hidrogênio, carbono, magnésio, Arsênio, Lítio, Quicksilver, urânio, néon, cromo, niquelar, cobre, paládio, Ouro

Mundo vivo

Vegetal

Animal

Plantas

Saladas, legumes, frutas

Cereais

Nervos

Orto-simpático

Pára-simpático

Gênero

Feminino

Masculino

Gosto

picante, adstringente, ácido suave, doce

Salgado, amargo, alcalino

Vitaminas

C,B2,B12,Pp,B1,B6

D,K,E,A

Estações

Frio, Inverno

Tropical, Verão

Zodiacal signs

Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, Peixes.

Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário, Aquário.

Texto original: SivaShakti. Tradução por Luiza Senna

Tags:

Deixe uma resposta

3 comentários

  1. Eliana Responder

    Maravilhoso estou adorando,Parabéns,encontrei informações interessantes,pois estou fazendo mandalas em CD,estou tentando ,adoro artesanato.

  2. Merchianne R. Souza Responder

    Eu achei , otimo .Estava uma semana de cama com febre etc.. . Pra baixo mesmo , sem paciência de falar na internet . Quando entrei neste site . AMEI Eu adoro tudo que envolve , mandalas , duendes , coisas misticas .
    VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS .

  3. joel Responder

    que besteeeeeraaa ! que porcariaaa ! que que as mandalas vão muda na minha vida ??????????