As Rosáceas da Era Gótica exemplificam o esplendor do espírito percebido pelos arquitetos medievais. Entre os maiores desenvolvimentos da mente criativa européia, estes elaborados trabalhos manuais representam um conceito sagrado da integralidade e do contrapeso.
Normalmente, acredita-se que a origem do trabalho de ilustração no vidro dentro da estruturas religiosas européias data dos anos 800.
As amostras reais que sobreviveram são muito raras. Algumas partes encontram-se em abadias francesas e alemãs e foram datadas como dos séculos IX e X.
O berço do desenvolvimento da pintura em vidro foi a região de Ilê na França. Apareceu primeiramente na igreja de Saint Denis, sob a administração do abade Suger e em seguida em Paris. Os trabalhos de vidro da catedral de Chartres são altamente reconhecidos como o exemplo o mais fino da Alta Era Gótica. Muitas das mais de 170 janelas originais permanecem intactas.
Muitas artes e trabalhos dentro dos edifícios medievais foram refinados durante a Era Romanesca. Os trabalhos no vidro evoluíram quase initerruptamente durante este período de desenvolvimento cultural e espiritual. Na catedral de Augsburg ainda existe os painéis impressionantes dos séculos X e XI.
Os Designs das Rosáceas foram uma inovação atrasada. A colocação do vidro pintado no período Romanesco era feita dentro das janelas de lanceta elevadas, estreitas ou na clarabóia. O formato vertical dos painéis caiu bem às descrições das figuras. Os assuntos caracterizados eram freqüentemente indivíduos do velho testamento e caracteres particulares da vida de Cristo, profetas e apóstolos.
O trabalho de coloração do vidro tem, pelo menos, 5 mil anos. Amostras foram encontradas na Mesopotâmia e Egito Antigos. Mosaicos gregos freqüentemente continham elementos de vidro e os romanos produziram o vidro em folha e o vasos feitos de ar.
As cores das rosáceas francesas são distintas, fortes tons de azul e de vermelho. Os vidros alemães e ingleses em comparação exibem um espectro de tons mais claros, tendendo para o amarelo, o verde e azul claro.
A vibração de uma janela original da idade gótica é a característica que a diferencia do trabalho de vidro de uma era mais atrasada. Antes do meio do século XVI, as janelas eram ilustradas com partes de vidro de uma só cor. A semelhança dos desenhos com a realidade foi conseguida com as combinações manuais de matizes. A partir do Renascimento, muitas das formas artísticas medievais foram abandonadas ou substituídas. As várias técnicas de pintura no vidro substituíram os trabalhos mais velhos e praticamente apenas ele foi verdadeiramente usado nos seguintes séculos.
Texto Original por Ralph Waldo Emerson.
Tradução: Luiza Senna
7 Comentários
Com certeza pelo formato parecido!! Mas buscava um pouco mais de informação da rosácea como por exemplo de Notre Dame que tem Deus ou Jesus como centro e varios detalhes até ele…
concordo, pouca informação do pq de rosaceas com relação as mandalas!!!
@Luiza: Eder, você está um pouco certo. Estou escrevendo um novo artigo explicando melhor a relação das rosáceas e das Mandalas, mas veja que, por ter quase sempre um formato de rosa, que tem suas pétalas formadas em padrão e muitas possuem a forma circular, já pela definição de Mandalas, podemos notar a grande semelhança em ambas. Abraços!
otimo tambem é ver esta fotos maravilhosa
é bom fazer isso
Simplemente magnífico trabalho!!!
MARAVILHOSAS AS MANDALAS….ESTA DE PARABÉNS,,AMEI TODAS,,,,SUCESSO…MUITA PAZ
gostei muito pena que não explique nada