Mandalas e as cores – O preto

2135 2

O preto transmite a sensação de renúncia, entrega, abandono e introspecção. Sua condição de total ausência de cores a relaciona simbologicamente com a idéia do nada, do vazio. Por isso expressa a concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não (o branco dá a idéia do sim). Preto e branco são tons extremos que estão ligados ao simbolismo cabalístico do alfa e do ômega, do principio e do fim.

O preto significa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. No Ocidente, é a cor do luto por expressar melhor a eternidade em seu sentido mais profundo: a não existência.

Detalhe de A Dança da Vida de Edvard Munch que sugere amargura, viuvez e desolação.
Detalhe de A Dança da Vida de Edvard Munch que sugere amargura, viuvez e desolação.

As pessoas que preferem o preto ou que tem atração por ele são estranhas, distantes, taciturnas, procuram a renuncia e o isolamento. É a cor predileta de monges e outros tipos religiosos, pois permite um maior contato com o inconsciente e com a vida interior.

Indicações

O preto tem o efeito de isolar; por isso, muitas vezes é usado antes de uma aplicação específica, para neutralizar o paciente da influência de outras cores. Também pode funcionar como antídoto ao efeito indesejável de uma determinada cor. Tem ainda o curioso efeito de aumentar a capacidade de ação de outras cores, quando é aplicado simultaneamente a essas cores. Nesses casos, a técnica de aplicação da cor preta é simplesmente a permanência da pessoa num aposento escuro e totalmente sem luz.

Contra-indicações

O preto é contra-indicado, mesmo nas roupas, em caso e tristeza excessiva, depressão, melancolia, medo senilidade e paranóia. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido – o amarelo seria bem mais indicado. A tradição do uso do preto como a cor do luto era comum entre sacerdotes somente durante cerimônias fúnebres.

Mandalas com a cor preta (ideais para concentração):


Tags:

Deixe uma resposta

2 comentários

  1. mônica campos Responder

    Esclarecedor!!!
    É importantíssimo que existam pessoas interessadas em ampliar o conhecimento de todos, já que esse faz muita falta.
    A falta de informação faz com que o indivíduo, por ignorância, acabe se prejudicando ou deixando de se beneficiar de algo.
    Estou muito grata pela colaboração.
    Parabéns!

  2. Milca Responder

    Maravilhosa é de grande ajuda para nos.