Filtro dos Sonhos – Dreamcatcher

1835 10

Os Filtros dos Sonhos são artefatos xamânicos criados a partir de aros orgânicos trançados por teias de linha. Originalmente, eram feitos com galhos de salgueiro, bem como decorados com artefatos simbólicos, como penas, sementes e pedras preciosas.

Originou-se na tribo dos Ojibwa e durante o movimento indígena dos anos 60 e 70 foram adotados por nativos americanos de diversas nações. Passaram a ser vistos como um símbolo da unidade entre as várias nações indígenas, e como um símbolo geral da identificação com as primeiras culturas das nações.

“Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia : ‘ Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios’. No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe: ‘No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins.’ “

Existem várias lendas de origem, de acordo com cada tribo e também diferentes formas de tecer um Filtro dos Sonhos. É uma mandala. Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente. O Circulo Representa, o Círculo da Vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim.Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais.

Fonte: Mandala Mystica, Xamanismo e Wikipedia inglesa

Tags:

Deixe uma resposta

10 comentários

  1. Silvia Responder

    Lindos os filtros!

  2. Símbolos das Mandalas Nativo Americanas | Mandala Mystica - Arte, Artesanato e Auto-Conhecimento. Responder

    […] Como uma mandala, o Dreamcatcher tem duas conotações. Uma, sugere que utilizemos o poder de filtração de nossas mentes. Igualmente traz nossa atenção à construção elaborada de nossas vidas e nosso poder de construi-la e a reconstruir enquanto nos ajustamos. Ambos os significados lembram que nossos pensamentos são poderosos, e têm a habilidade de tornar nossas vidas pesadelos ou sonhos incríveis.  Mais sobre Filtro dos Sonhos neste artigo. […]

  3. Gabriel Responder

    Ae meu brother tu ta de parabens as suas mandalas são muito show me amarrei quando tiver um din din sobrando concerteza vou encomendar uma p mim.
    Abraço!!!

  4. Lia Beatriz dos Reis Responder

    É muito lindo seu trabalho,meu filho também faz filtros,mais simples .
    Parabéns pela beleza de cada filtro.
    obrigada

  5. cião Responder

    cara esses filtros do sonho são d+ vou ver se consigo produzi-los apartir das fotos.
    Parabens por seu m aravilhoso trabaljh

  6. joao Responder

    lindos eu nao sei qem sou nao sou qem sei eu só sei de uma coisa eu souGAY!!!xD

  7. DAVIDSON Responder

    Adorei seus trabalhos me serviram de inspiração, gostaria de saber se vc tem como me enviar como se faz aquele pentagrama no centro do filtro e me mandar um passo a passo de outros pontos de filtros?

    @Luiza: Davidson, Obrigada por sua visita. Ainda não há prontos tutoriais com outros tipos de filtros, mas é possivel que em breve possamos trazê-los. Abraços!

  8. Sonia Responder

    MAAARAVILHOSO TRABALHO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Camila Responder

    Lindo! amei, parabéns!

  10. André Responder

    Não concordo com os valores atribuidos aos filtros, pois os mesmos são objetos de poder e não mercadorias criadas apenas para gerar lucro!

    @Luiza: Olá André,

    Não entendi o pq da sua “revolta”, já que não há problema no artista manufaturar sua arte para quem a admira ou mesmo não sabe / não quer fabricar o seu filtro. Mais ainda se você observar que o mesmo ainda disponibilizou aqui neste site um tutorial, o melhor que você encontrará na internet, grátis, para quem quiser entender como são feitos os seus filtros e para que possam criar os seus próprios talismãs.

    Obrigada por sua visita.