Arte Renovável – Mandalas de Sacolas Recicladas

1890 7

É dificil acreditar inicialmente que essas Mandalas tão bonitas e sugestivas foram feitas de Sacolas de plástico reciclado. Arte renovável parece ser uma ótima saída para a enorme quantidade de substratos que a sociedade tem gerado. É uma resposta simples e bem-humorada ao consumismo exacerbado praticado hoje em dia.

virginia-fleck-hapy-fun-mandala

Em entrevista ao site ecologista GreenMuze, a americana Virginia Fleck fala sobre a sua arte.

  • Por favor, diga-nos um pouco sobre suas Mandalas de Plástico Reciclado.

Virginia:  Estas Mandalas estão definivamente enraizadas no artesanato da mulher americana a partir da feição de edredons, mas quando as faço com sacolas plásticas, estou adicionando uma narrativa contemporânea que garante que cada  pedaço está sendo feito tanto de conteúdo quanto de cor e material. Elas são artesanalmente intricadas, muitas vezes com um trabalho de larga escala e algumas possuem de 3 a 4 metros.

As Mandalas de parede imitam telas pintadas, mas são criadas a partir da colagem de detritos da nossa sociedade consumista com a intenção de revelar a beleza escondidas dos materiais negligenciados e descartáveis que passam continuamente em nossas mãos.

virginia-fleck-hub-mandalaQuanto tempo você leva para fazer uma Mandala?

Viriginia: Podem levar no mínimo  2 semanaas, mas às vezes levam até 2 meses dependendo da complexidade. Geralmente eu tenho 3 ou 4 Mandalas em construção ao mesmo tempo. Dessa forma, quando chega a hora que tenho que parar em uma Mandala, eu apenas sigo para a próxima. Gosto de me manter trabalhando.

virginia-fleck-flowe-pop-mandalaComo ficam os plásticos reciclados dentro do sacramento da Mandala?

Virginia: Uma mandala não é sagrada por si mesma. A mandala é uma ferramenta universal e não-religiosa para a meditação, composta tipicamente de padrões altamente decorativos, simétricos.  Mandalas aparecem praticamente em todas as religiões ou práticas espirituais. Os símbolos e a aparência cuidadosamente escolhidos de uma mandala tradicional impregnam-na com o significado para a pessoa que medita nela. A meditação tradicional começa nas bordas exteriores da mandala com o projeto lento da aparência que progride então para o centro da mandala onde a iluminação poderia eventualmente ser alcançada.

  • Onde você encontra as sacolas?

Virginia:  Meus vizinhos, meus amigos e meus parentes deixam-as em minha entrada. As pessoas enviam-me sacolas de outras partes do mundo. Elas são mais do que felizes em mandar-me  seus sacos. Eu devo ter mais de dez mil sacolas em meu estúdio.

virginia-fleck-hapy-fun-mandala

Conheça o ArtWork da artista no site: http://www.virginiafleck.com/

Tags:

Deixe uma resposta

7 comentários

  1. lucia maria de oliveira prudencio Responder

    suas mandalas são lindas contando claro com a sua consci~encia ecológica ,se cada um fizer sua parte vamos ajudar bastante o planeta.beijos

  2. marlene torres Responder

    São muito lindas e criativas.Atecnica usada para o recorte é a geometria?

    @Luiza:
    Marlene, Obrigada pelo seu comentário.
    Acredito que em algumas sim, mas ela também utiliza outrs técnicas. Você pode entrar em contato com a Virginia no http://www.virginiafleck.com/. Terá de ser em inglês, mas acredito que ela responda com prazer.
    Abraços!

  3. Mandalas em CD - Como Fazer - Reciclagem | Mandala Mystica - Arte, Artesanato e Auto-Conhecimento. Responder

    […] havia falado sobre a Virginia Fleck, Artista Plástica que faz Mandalas maravilhosas a partir de sacolas plásticas utilizadas. Hoje venho com as Mandalas em […]

  4. David Willian Campos Ramos Responder

    ei eu so quero 3 para pintar nao ja colorida

    Trabalho De Artes

  5. Adriana Responder

    INCRIVEL!!!! Poderiam ensinar como fazer?

  6. ROSEMARI Responder

    ADOREEEEEEEEEEI AMO TUDO QUE FOR ARTESANATOS TRABALHO COM PINTURAS EM GERAL JÁ FAZ UNS 12 ANOS SOU INSTRUTORA DE PINTURAS . SOU PARANAENSE MAS VIVO EM SANTA CATARINA ,AQUI É QUASE TUDO RECICLADO AMO FAZER MANDALAS…….

  7. cristina Responder

    adorei as suas mandalas , gostaria de saber como fazer esta de sacola pois gostaria de trabalhar um pouco sobre as mandalas com os meus alunos

    @Luiza: Olá Cristina, você pode encontrar mais informações a respeito no site da artista, citado no artigo. Abraços!